Desde o início da pandemia até agora, morreram cinco crianças vítimas da Covid-19 em Portugal, todas com doenças associadas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Já internadas em Unidades de Cuidados Intensivos, revela a SIC Notícias esta quarta-feira, desde março de 2020 até ao final de maio deste ano, estiveram 58 jovens com idades compreendidas entre os 0 e os 19 anos, o que representa 0,04% dos 125.942 casos positivos reportados pela DGS nestas faixas etárias.
A grande maioria - 41 - teve de ser internada devido à síndrome inflamatória multissistémica, uma doença grave que algumas crianças infetadas desenvolvem. As restantes 17 sofreram de doença aguda, miocardites, pericardites e inflamações do tecido muscular do coração.
Os dados de internamentos em Cuidados Intensivos, avançados pelo Público e divulgados pela SIC Notícias, fazem parte do Registo Nacional de Casos Pediátricos de Covid-19, uma base de dados nacional da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos Pediátricos, da Sociedade Portuguesa de Neonatologia e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
Leia Também: Costa garante estar "tudo a postos" para vacinar adolescentes