Mais de uma dezena de gamos do parque de lazer da Mata Nacional da Conceição, em Tavira, conseguiram salvar-se das chamas que deflagraram esta semana em Castro Marim, no Algarve.
Os 14 animais selvagens sobreviveram graças a uma lagoa do parque.
"Num momento de aflição, tínhamos duas hipóteses: ou fazer com que os animais fugissem do fogo ou que ficassem confinados a um espaço que conheciam. Decidimos que era mais seguro deixá-los ali e que com o instinto chegassem à água e foi o que aconteceu", esclareceu José Manuel Guerreiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Tavira, em declarações à TVI24.
Agora, a prioridade para a garantia da proteção destes animais é reerguer a vedação em que se encontram no parque para travar a sua fuga e entrada de pessoas ou predadores.
A cerca está prevista estar pronta daqui a duas semanas, visto que no total têm de ser reconstruídos três quilómetros de vedação.
A autarquia prevê a reabertura ao público do parque já no outono.
O incêndio - que consumiu cerca de 90% do parque de lazer da Mata Nacional da Conceição - teve início na madrugada de segunda-feira e chegou a ser dado como dominado de manhã. No entanto, uma reativação durante a tarde levou as chamas aos concelhos de Vila Real de Santo António e de Tavira. O fogo acabou por ser dominado por volta das 16h00 e consumiu 6.700 hectares.
Leia Também: Fogo de Castro Marim deixou algumas pessoas sem nada