O Governo vai comprar mais 146 mil doses da vacina da gripe para preparar o outono e o inverno de 2021/2022, anunciou, esta sexta-feira, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, em entrevista à TVI.
"Nesta época 2021/2022, vamos fazer um reforço de 7%, mais 146 mil doses para podermos estar preparados para esta situação", revelou António Lacerda Sales.
Segundo o governante, está a ser preparado um referencial "que sairá dentro de pouco tempo". O objetivo passa por reforçar a vigilância epidemiológica e a vacinação da gripe sazonal.
No total, indica ainda a estação de Queluz, Portugal vai ter 2,3 milhões de vacinas.
Para Lacerda Sales é determinante não esquecer a aprendizagem que foi possível absorver num ano de pandemia. "A gripe este ano foi residual, em função do conjunto de métodos de barreira que temos. Houve aqui uma aprendizagem e por isso eu acho que devemos utilizar essas aprendizagens de futuro, para que possamos estar mais protegidos", vincou.
Recorde-se que, no ano passado, houve uma procura pela vacina da gripe superior à oferta, contrariamente ao que costumava acontecer. Em março deste ano, aliás, a ministra da Saúde explicou, em entrevista à Lusa, que Portugal tinha adesões "historicamente muito baixas" à vacinação contra a gripe sazonal.
Porém, no último ano houve uma "adesão de 65%" à vacina da gripe, o que, já em março, levava o Governo a antecipar um reforço deste imunizante.
Leia Também: Reino Unido vai tentar combinar uma vacina contra a Covid-19 e gripe