Arrancou, esta quarta-feira, dia 1 de setembro, o outono meteorológico no hemisfério norte, que decorrerá até até 30 de novembro.
Ao contrário das estações astronómicas, esclareceu o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), "as estações meteorológicas são definidas pelos meteorologistas e climatologistas de acordo com as características climáticas dos meses do ano, como a temperatura ou a precipitação".
Com o início do outono meteorológico, o IPMA divulgou também uma previsão sazonal, que "apesar do grande grau de imprevisibilidade associado à mesma, indica de um modo geral" como vai estar o tempo de setembro a novembro, deste ano.
Temperaturas com "valores acima do normal" na maior parte do país
No que diz respeito às temperaturas, em Portugal Continental "prevê-se nos meses de setembro e outubro valores acima do normal para as regiões norte e interior centro (0.25 a 1.0°C)". Contudo, na faixa litoral a sul do Cabo Carvoeiro, poderá verificar-se uma "temperatura abaixo do normal no mês de setembro". Quanto ao mês de novembro, "não existe sinal significativo".
Para os arquipélagos dos Açores e da Madeira, prevêem-se também temperaturas "acima do normal (0.25 a 0.5°C) em setembro, outubro e novembro". Em particular nos Açores, os termómetros começarão "com uma anomalia de 0.25 a 0.5°C, tendo posteriormente uma ligeira subida da anomalia para 0.5 a 1.0°C nos grupos Central e Oriental no mês de novembro".
Chuva só em novembro para o Continente
Já sobre as previsões de precipitação em Portugal Continental, o IPMA informou ainda que identificou "sinal apenas para o mês de novembro com valores abaixo do normal sobre a faixa oeste da região norte". Para os Açores e Madeira, a precipitação "é considerada a normal para esta época do ano".
Leia Também: Mês de julho foi frio e seco no Continente. Temperatura média foi de 21ºC