A última semana de setembro prevê-se tal como o mês começou, acompanhada de chuva em algumas regiões e de muitas nuvens. Já as temperaturas continuam a dar um ar de verão ao início do outono com alguns termómetros a aproximarem-se dos 30ºC.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta segunda-feira espera-se chuva nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro, com as temperaturas máximas a rondarem os 21ºC. No restante território continental o céu vai permanecer parcialmente nublado, como é o caso de Lisboa, onde os termómetros vão chegar aos 26ºC, ou nublado por nuvens altas, como é o caso de Évora e Faro onde as temperaturas vão chegar aos 28ºC.
Nos Açores os termómetros vão oscilar entre os 17ºC de mínima e os 24ºC de máxima, com céu muito nublado em quase todo o arquipélago e chuva na ilha Terceira e no Grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria).
Já para o arquipélago da Madeira, o IPMA prevê que as temperaturas variem entre os 19ºC de mínima e os 27ºC de máxima e o céu esteja pouco nublado.
Na terça-feira, apenas se prevê chuva para o Grupo Oriental dos Açores. O restante território nacional oscilará entre o céu pouco nublado, parcialmente nublado e nublado com nuvens altas. Os termómetros baixam um pouco na maioria dos distritos. O Porto não irá ultrapassar os 20ºC e Lisboa os 22ºC.
Já na quarta-feira, é ao Grupo Central dos Açores que a chuva chega. O restante território nacional vai contar com o céu nublado por nuvens altas, à exceção de Faro e Sagres, onde o sol vai brilhar e as temperaturas chegarão aos 28ºC. Nos restantes distritos as temperaturas voltam a subir um pouco. O Porto vai chegar aos 22ºC e Lisboa aos 26ºC. Apenas a Guarda não vai atingir os 20ºC de máxima, ficando pelos 18ºC.
Leia Também: Já há nomes para as tempestades da época 2021/2022. Conheça-os