O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), mais conhecido como Amadora-Sintra, apresentou, na sua página de Facebook, o "novo e inovador" projeto" do Serviço de Pediatria e da Unidade de Nutrição e Dietética pensado nos mais pequenos.
De acordo com a administração do hospital, os "pequenos utentes" têm agora direito a refeições mais "criativas e apelativas", recorrendo a pratos com caras animadas, preparados e decorados pelas auxiliares de alimentação e dietética.
O projeto, que ganhou o sugestivo nome de 'Dora-Sin Brinca com o Prato', inclui todas as crianças com idade pré-escolar, entre os 3 e os 5 anos, que estejam internadas na unidade hospitalar.
A 'brincadeira' acontece durante as principais refeições - ao almoço e ao jantar - no internamento do Serviço de Pediatria, iniciativa que conta com o apoio a AMASIN – Associação dos Amigos e Utentes do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, que financiou a aquisição dos pratos.
O projeto está a ter um bom acolhimento, como se pode ver pelo caso do "pequeno utente" Áureo Ribeiro que não gostava de brócolos, mas que acabou por deixar o prato limpinho, sem vestígio de qualquer brócolo.
Segundo o Amadora-Sintra, este é mais um dos inúmeros programas de humanização dos cuidados de saúde da Estrela 'Dora-Sin', a mascote do serviço de Pediatria do HFF, e tem como objetivos principais melhorar a apresentação das refeições no Serviço de Pediatria, promover uma alimentação saudável na criança em idade pré-escolar e contribuir para a prevenção da obesidade infantil e doenças cardiovasculares.
Neste hospital, "a alimentação das crianças internadas segue as indicações da Direção Geral da Saúde no Manual de Dietas Hospitalares (2018) que tem como objetivo uniformizar esta temática a nível nacional. As refeições são confecionadas e empratadas na cozinha do hospital, respeitando a tipologia de dieta prescrita".
Leia Também: Amadora-Sintra faz 6 partos por dia e atende 529 pessoas nas Urgências