O Tribunal de Lisboa alertou toda a rede consular e diplomática portuguesa para o facto de que João Rendeiro está a ser procurado e deve ser detido. A notícia é avançada pela TVI 24, que teve acesso ao despacho judicial onde consta esta informação.
João Rendeiro é alvo de mandados de detenção internacional e europeu, depois de ter fugido do país na sequência da aplicação de prisão preventiva no processo em que está condenado a 10 anos de prisão.
Recorde-se que os mandados de detenção foram emitidos após a juíza ter considerado que Rendeiro não tinha intenção de revelar o seu paradeiro no estrangeiro, tendo contornado “ostensivamente” a obrigação legal de informar sobre o lugar onde poderia ser encontrado.
O ex-presidente do Banco Privado Português (BPP) João Rendeiro, condenado na terça-feira a prisão efetiva num processo por crimes de burla qualificada, diz que não pretende regressar a Portugal por se sentir injustiçado e vai recorrer a instâncias internacionais.
Entretanto, forças policiais nacionais e internacionais já receberam os mandados de detenção contra João Rendeiro, para que o ex-banqueiro, ausente no estrangeiro e em paradeiro incerto, cumpra a medida de coação de prisão preventiva.
Leia Também: A fuga "previsível" de João Rendeiro "mostra um gigantesco topete"