A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu, esta quinta-feira, um aviso à população para “chuva persistente” até à próxima segunda-feira, dia 1 de novembro.
O alerta foi feito depois de o IPMA ter anunciado “uma alteração do quadro meteorológico com a ocorrência de chuva forte” tanto em território continental como nos Açores. Apenas a Madeira parece escapar a este cenário durante o fim de semana prolongado.
Com a possibilidade de inundações e de cheias, a ANEPC deixou, nas redes sociais, um conjunto de recomendações que visam minimizar o impacto da precipitação.
Desta forma, deve garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas, ter especial cuidado com a fixação de estruturas temporárias e proceder à remoção de máquinas e alfaias agrícolas, bem como de animais das zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a fenómenos de alagamentos e inundações
A nível rodoviário, deve adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e não deve atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.
A ANEPC chama ainda a atenção para a circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em locais de vento mais forte e ainda para a circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a estes fenómenos.
O que também não se deve esquecer é de estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança, seguir escrupulosamente as indicações transmitidas pelas autoridades policiais no que concerne ao respeito pelos cortes de estrada, percursos alternativos, sinalização e outras informações e evitar comportamentos de risco que poderão originar acidentes não previstos.
Leia Também: Proteção Civil deixa aviso de “chuva persistente” até segunda-feira