Só há um concelho em risco extremo da Covid. Saiba qual é o estado do seu
Os dados por concelho foram atualizados, esta sexta-feira, no mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.
© Shutterstock
País Covid-19
Só há um concelho em Portugal em risco extremo de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado esta sexta-feira, dia em que foram notificados 1.289 novos casos e nove mortes.
Pampilhosa da Serra é o concelho do país onde, atualmente, a situação é mais grave, com 1.066 casos de infeção por 100 mil habitantes. Na semana passada, recorde-se, eram dois os concelhos nesta situação.
O risco extremo de infeção verifica-se quando um concelho tem uma incidência cumulativa a 14 dias acima dos 960 casos de infeção por 100 mil habitantes.
Por outro lado, há cerca de duas dezenas de concelhos que registam uma incidência de zero casos, de acordo com o mesmo relatório, praticamente o mesmo valor de há uma semana.
Qual é o estado do seu concelho? Aceda aqui ao boletim divulgado esta sexta-feira e consulte os dados relativos à incidência no seu município.
Na nota explicativa dos dados por concelhos é referido que a incidência cumulativa "corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada".
Portugal está na zona laranja da 'bússola'
Portugal está na zona laranja da 'bússola' © DGS
Os dados da DGS atualizados esta sexta-feira mostram ainda que Portugal está na zona laranja da matriz de risco, com o Rt nacional e no continente em 1,04 e 1,03, respetivamente. Já a incidência nacional é de 106,1 casos e no continente é de 105,6 casos. Os indicadores subiram face à atualização anterior, à exceção do Rt no continente que se manteve.
Com os dados atualizados esta sexta-feira, Portugal contabiliza 1.095.337 casos confirmados desde o início da pandemia e 18.193 óbitos. Contabilizam-se ainda 1.044.277 recuperados.
Leia Também: AO MINUTO: Internamentos descem, Incidência sobe; "Pandemia não acabou"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com