A reunião decorre no formato misto -- presencial e 'online' - e em Fátima vão estar 69 representantes de 24 países, enquanto digitalmente intervirão 70 pessoas de outros 24 países.
A CICE, da qual o CNE é membro, "é um espaço de encontro, reflexão, partilha e comunhão dos Escuteiros Católicos de todo o mundo, tendo um estatuto consultivo junto da Organização Mundial do Movimento Escutista", explica uma nota sobre o encontro, que terá como tema "A nossa tenda está aberta a todas as religiões".
Como principais objetivos, a Conferência Internacional Católica do Escutismo aponta para "a formação integral dos jovens através do Escutismo do ponto de vista da fé católica, cooperar no desenvolvimento e aprimoramento da dimensão espiritual do Escutismo, assegurar que os Escuteiros Católicos estejam ativamente presentes na Igreja e garantir a comunicação entre a Igreja Católica e o Movimento Mundial do Escutismo".
A CICE encontra-se dividida em quatro regiões: Europa-Mediterrâneo, Inter-Americana, Ásia e África, contabilizando como membros cerca de 60 associações.
No encontro que hoje começa, os responsáveis pela CICE têm prevista uma reflexão acerca de um documento sobre a visão católica da religião no escutismo, a eleição dos novos membros do Comité Mundial e a aprovação do plano de ação para os próximos anos.
Na sexta-feira, os participantes na reunião presentes em Fátima vão participar na oração terço e na procissão de velas no Santuário, enquanto no sábado estarão na Igreja Matriz da Batalha para a celebração de uma missa.
Leia Também: Católicos exigem ao episcopado investigação sobre abuso sexual na Igreja