Portugal já inoculou mais de meio milhão de doses de reforço e adicionais da vacina contra a Covid-19, segundo os dados divulgados este domingo pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Simultaneamente, já foram administradas 1,1 milhões de vacinas contra a gripe.
De forma a acelerar o processo de vacinação, os centros de vacinação estiveram abertos durante o fim de semana, tendo sido registada uma maior afluência no sábado.
Nestes dois dias, foram administradas pelo menos 68.700 vacinas contra a gripe e 44.700 doses de reforço da vacina contra a Covid-19 (dados completos só ao final do dia) a utentes com idade a partir dos 65 anos.
A DGS lembra que a modalidade 'casa aberta' para pessoas com 80 ou mais anos vai manter-se durante a semana. Está também disponível o agendamento local para os utentes elegíveis, "sendo dada prioridade às pessoas com mais idade e abrangendo, gradualmente, faixas etárias mais baixas, até chegar aos 65 anos", salienta ainda a DGS num comunicado.
Está ainda disponível o autoagendamento das vacinas contra a Covid-19 para pessoas com 70 ou mais anos em https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/.
A DGS reforça o apelo à vacinação contra a gripe e contra a Covid-19, realçando que esta é a "melhor de proteção dos mais vulneráveis, especialmente nesta altura do ano, em que as temperaturas são mais baixas".
[Notícia atualizada às 20h54]
Leia Também: AO MINUTO: 12 mil novos casos em França; Alemanha volta ao teletrabalho