Portugal foi, este domingo, alvo da sátira política do programa norte-americano 'The Daily Show', graças à nova medida que proíbe patrões de contactarem os trabalhadores fora do horário de trabalho.
"Isto é tão 'gangsta'. Tornar ilegal que os chefes telefonem aos empregados fora do horário de trabalho. Percebem que isso significa que, se o vosso chefe vos telefonar ao jantar, podem simplesmente atender e dizer "Sim, sim, deixa-me só colocar a chamada em conferência... com a polícia!"", ironizou o apresentador sul-africano Trevor Noah.
"E esta lei vai ter efeitos fora de Portugal", continuou. "Porque se Portugal vai trabalhar menos, isso significa que vai produzir menos e o resto do mundo vai receber menos.... hum... Vamos receber menos...? Cães de água? Que fazem eles em Portugal?"
Para o apresentador, a medida mostra, de qualquer forma, "a diferença entre Portugal e a América". "Uma vitória do trabalho em Portugal, e no resto da Europa, é impedir que o teu chefe te ligue após as 17h00. Isso é uma vitória", concluiu.
When it comes to enforcing work-life balance, Portugal’s not playing around. pic.twitter.com/Vv0TNxWB13
— The Daily Show (@TheDailyShow) November 14, 2021
O Código do Trabalho vai passar a prever que os empregadores têm o dever de se abster de contactar o trabalhador no período de descanso, salvo situações de força maior
Leia Também: Governo prolonga modalidade da retoma que permite reduzir horários a 100%