O autoagendamento da vacinação contra a gripe e de reforço contra a Covid-19 está disponível a partir de hoje para as pessoas a partir dos 65 anos, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O pedido pode ser feito no Portal Covid-19. A DGS avisa que será agendada a administração das duas vacinas em simultâneo, mas no centro de vacinação o utente poderá optar pela toma de apenas uma delas.
Paralelamente, continua disponível o agendamento local para os utentes elegíveis, bem como a “Casa Aberta” para pessoas com idade igual ou superior a 75 anos.
Em comunicado, a DGS determina que "são elegíveis para a dose de reforço no regime de “Casa Aberta” os utentes que não tiveram Covid-19 e já completaram o esquema vacinal há pelo menos 180 dias".
Os utentes continuam a ser convocados através de uma mensagem SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a Covid-19 ou apenas para a vacina contra a gripe, nos casos em que não são elegíveis para receber o reforço de imunização contra o coronavírus SARS-CoV-2.
"A vacinação é a melhor forma de proteção dos mais vulneráveis, especialmente nesta altura do ano, em que as temperaturas são mais baixas", refere o documento.
[Notícia atualizada às 13h18]
Leia Também: AO MINUTO: Testes grátis até final do ano; Sistema que deteta vírus no ar