A diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, disse esta segunda-feira na SIC Notícias que os 13 infetados com a nova variante da Covid-19, a Ómicron, "estão a ter uma evolução favorável".
Algumas das quais, inclusive, são assintomáticas, afirma Graça Freitas acrescentando que "isso é uma muito boa notícia".
Sobre os casos da variante, a diretora-Geral da Saúde afirma que "a maior parte delas estava vacinada, se não todas, portanto apesar de estarem vacinadas quer dizer que a vacina não é 100% efetiva e por isso contraíram a doença, no entanto, até agora a doença tem tido uma evolução favorável".
Entre os 13 infetados, há jogadores e há elementos da equipa técnica da Belenenses SAD, afirma Graça Freitas acrescentando que essa informação "está confirmada".
"As autoridades de saúde já estão organizadas de forma a aplicar um plano que é procurar intensamente todos os contactos destes casos e os contactos que forem encontrados, independentemente do estado vacinal e grau de exposição vão ficar, por uma questão de precaução e saúde pública, isolados, e vão ter testados", explica.
Os contactos que forem encontrados serão submetidos a três testes, um de imediato, um segundo ao 5.º dia e um último ao 10.º dia.
Relativamente aos jogadores do Benfica, "vão ser testados por precaução, mas não são contactos dos doentes", conclui.
Leia Também: Treze casos da Ómicron em Portugal não são exclusivamente jogadores