Certificados Covid: "Constrangimentos maioritariamente ultrapassados"

Constrangimentos foram "maioritariamente ultrapassados às 14 horas", refere um comunicado dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM). A emissão de certificados via app SNS 24 encontra-se ainda "em vias de estabilização".

Notícia

© Global Imagens

Melissa Lopes
01/12/2021 17:10 ‧ 01/12/2021 por Melissa Lopes

País

Pandemia

Teve problemas a emitir o seu certificado digital Covid-19 durante o dia de hoje? Num esclarecimento enviado às redações, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e a Imprensa Nacional Casa da Moeda  confirmam que "às 12h00 de hoje foram reportadas dificuldades pontuais na emissão de certificados digitais COVID da UE", assegurando que o problema técnico já foi identificado e resolvido. Pelo menos no site. 

"A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) identificaram e resolveram imediatamente o problema técnico reportado", lê-se na nota. 

Assim, "os constrangimentos foram maioritariamente ultrapassados às 14h00, ficando imediatamente disponível a emissão de certificados digitais COVID da UE via portal do SNS 24", asseguram as duas entidades.

Contudo, a emissão de certificados via app SNS 24 encontra-se ainda "em vias de estabilização", pelo que, neste período, "se recomenda o recurso preferencial à emissão de certificados via portal do SNS 24".

Os problemas reportados surgiram precisamente no dia em que entraram em vigor novas regras para conter a pandemia no país, entre as quais a obrigatoriedade de apresentação de certificado no acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos e de alojamento local, ginásios e eventos com lugares marcados, além de casinos e bingos.

O acesso a lares, estabelecimentos de saúde, grandes eventos culturais ou desportivos e discotecas passa a exigir a apresentação de teste de deteção do vírus SARS-CoV-2 com resultado negativo, aplicando-se esta medida também a pessoas vacinadas contra a covid-19.

Também a partir de hoje todos os passageiros provenientes de voos internacionais, independentemente de possuírem certificado de vacinação são obrigados a apresentar um teste negativo de diagnóstico à covid-19 no momento do embarque, à exceção dos viajantes com certificado de recuperação da covid-19.

Leia Também: AO MINUTO: Certificados sem problemas; ECDC apoia vacinação de crianças

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas