Instalado no interior do CCE, o novo centro de vacinação foi hoje entregue às autoridades de saúde, "para dar resposta à nova fase de vacinação contra a covid-19", e "vai permitir realizar mais 7000 inoculações por semana no concelho", segundo a autarquia.
"Aproveitando a saída do espaço das consultas de doença respiratória aguda na comunidade do ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) de Cascais, o município volta a alargar a capacidade de vacinação no concelho, criando 10 cabines no Estoril para administração de vacinas contra a covid-19. Desta forma, completa a oferta das atuais 20 cabines no Centro de Vacinação de S. Domingos de Rana", indica ainda.
Inicialmente integrando o regime "casa aberta", e posteriormente o sistema de agendamento da Direção-Geral de Saúde, o Centro de Vacinação do Estoril vai funcionar de segunda a domingo entre as 9:00 e as 17:00.
Além do reforço do espaço e da logística, a Câmara Municipal de Cascais vai ainda contribuir com o reforço de recursos humanos, através da contratação de 27 enfermeiros, que gradualmente irão entrar ao serviço nos dois Centros de Vacinação, indica ainda o município.
Para os habitantes, esta descentralização "é bem recebida uma vez que o encerramento do Centro de Vacinação de Alcabideche, de acordo com as indicações das Autoridades de Saúde, obrigou a maiores deslocações", acrescenta a câmara no comunicado.
Além do Centro de Vacinação, no CCE continua a funcionar o Centro de Testes de Antigénio para residentes, trabalhadores e estudantes no concelho - sendo necessário comprovar morada, vínculo laboral ou de estudante -, disponível nos dias úteis das 9:00 às 17:00.
No CCE funcionam ainda dois centros de Teste PCR sob orientação das clínicas Germano de Sousa e Joaquim Chaves e o Centro de Rastreio de Contactos de Risco, sob orientação da Direção-Geral de Saúde, e todos os serviços funcionam em circuitos distintos.
Leia Também: AO MINUTO: Liga anuncia medidas; Itália aprova vacina para crianças