A GNR assinala hoje o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, sublinhando a importância de promover os direitos a inclusão das Pessoas com Deficiência.
Em comunicado, a GNR lembra as ações que tem desenvolvido nesta área, nomeadamente as diversas parcerias e protocolos com associações e escolas um pouco por todo o país.
A Guarda disponibiliza ainda o seu "efetivo animal para sessões de hipoterapia e cinoterapia, dando o seu contributo para esta área tão sensível, mas extremamente gratificante".
Em comunicado, a GNR adianta que, através da hipoterapia, "o cavalo torna-se um agente facilitador, capaz de alterar a resposta do sistema nervoso central da pessoa com deficiência". Tal, acrescentam, promove "vivências fundamentais para o desenvolvimento de competências motoras, cognitivas, comunicativas e psicossociais".
Já através da cinoterapia, os cães são usados "como um recurso terapêutico inovador em sessões de cinoterapia a crianças com necessidades educativas especiais" e contribuem "para a expressão das suas emoções e para a capacidade de comunicação".
As sessões de hipoterapia acontecem regularmente na Unidade de Segurança e Honras de Estado, em Lisboa, e "noutras unidades ao longo do dispositivo territorial, designadamente em Évora, Gouveia e Porto".
No âmbito da cinoterapia, "a Guarda tem colaborado com diversas instituições através do Grupo de Intervenção Cinotécnico na zona da Grande Lisboa e também em Coimbra e no Porto".
Veja, no vídeo acima, imagens de algumas destas sessões.
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é marcado desde 1992, tendo sido promovido pelas Nações Unidas. O objetivo é promover uma maior consciencialização e compreensão dos assuntos relativos às pessoas com deficiência, como os seus direitos e defesa da dignidade.
Leia Também: GNR apreende malas contrafeitas na feira de Prado. Mulher identificada