Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, esteve, na manhã desta segunda-feira, na antena da SIC Notícias, onde versou acerca da provável recomendação por parte da Comissão Técnica de Vacinação da inoculação de crianças dos 5 aos 11 anos contra a Covid-19. Para o especialista, "há, efetivamente, razões para que possamos vacinar também estas faixas etárias".
"Julgo que é importante que haja uma recomendação, sendo certo também que, como tal - e nenhuma vacina é obrigatória em Portugal -, depois, as pessoas poderão tomar as suas decisões", sublinhou ainda Ricardo Mexia.
Na perspetiva do médico, "a vacina é segura, é eficaz e é importante, também, para proteger as crianças", sendo "importante sinalizar que, apesar de a mortalidade ser muito baixa nesta faixa etária, ela não é nula". "Se nós conseguirmos proteger as nossas crianças isso, seguramente, é uma mais valia para elas também", acrescentou.
De recordar que a Comissão Técnica de Vacinação esteve este domingo reunida e vai recomendar a vacinação das crianças entre os 5 e 11 anos contra a Covid-19, adiantou Luís Marques Mendes, no seu habitual espaço de comentário, na SIC. "Há uma recomendação global para vacinar as crianças com doses mais pequenas", antecipou.
De acordo com o comentador, a decisão será divulgada nas próximas horas e será depois homologada pela Direção-Geral de Saúde (DGS).
Leia Também: AO MINUTO: Madeira vai vacinar crianças; Futura pandemia? "Mais letal"