Covid-19. Realizados mais de 620 mil testes em (apenas) dois dias

Dados foram revelados este domingo pela Task Force da Testagem e são relativos aos dias 23 e 24 de dezembro. Representam novos recordes em Portugal.

Notícia

© Getty

Notícias ao Minuto
26/12/2021 12:02 ‧ 26/12/2021 por Notícias ao Minuto

País

Covid-19

"Portugal alcançou, nos dias 23 e 24 de dezembro, dois novos máximos de testagem diária à Covid-19, com mais de 620 mil testes de diagnóstico realizados em apenas dois dias (taxa de positividade de 4,6%)", indica um comunicado enviado às redações, este domingo, pela Task Force da Testagem. Estes números não incluem autotestes. 

Do total de testes efetuados, "cerca de 132 mil foram testes TAAN/PCR e mais de 488 mil Testes Rápidos de Antigénio (TRAg) de uso profissional"

De salientar que a "23 de dezembro, realizaram-se no País perto de 360 mil testes, um novo máximo de testagem diária", e "a 24 de dezembro mais de 260 mil testes, naquele que foi o segundo dia com mais testes efetuados desde o início da pandemia". 

A Task Force destaca ainda que, até à data, já foram realizados em Portugal "mais de 25 milhões de testes de diagnóstico à Covid-19, aproximadamente 16,2 milhões detestes TAAN/PCR e cerca de 8,9 milhões de TRAg de uso profissional".

Já neste mês de dezembro, entre os dias 1 e 24, "efetuaram-se mais de 3,7 milhões de testes de diagnóstico à Covid-19, com uma média diária de cerca de 155 mil testes, dos quais mais de 1,1milhões foram TAAN/PCR e perto de 2,6 milhões foram TRAg de uso profissional".

Este é já o mês com mais testes realizados desde o início da pandemia, sendo que, em quatro dias, foi superada a fasquia dos 200 mil testes diários.

Os testes rápidos de antigénio efetuados nos laboratórios e farmácias aderentes ao regime excecional de comparticipação voltaram a ser gratuitos desde 19 de novembro, uma medida que abrange, agora, toda a população e que foi reforçada com a possibilidade de cada utente passar a poder realizar até seis testes gratuitos por mês, com vista a intensificar a proteção da saúde pública e o controlo da pandemia Covid-19, vigorando até 31 de dezembro.

[Notícia atualizada às 12h09]

Leia Também: AO MINUTO: Natal? "Discurso monotemático"; Boxing Day na Austrália

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas