Natal. Mais uma morte e menos 14 feridos graves do que em 2020
As cinco vítimas mortais "ocorreram nos distritos de Bragança, Lisboa, Setúbal e Beja, entre os dias 22 e 26 de dezembro", explicam as autoridades. No dia 27 de dezembro não se registou qualquer morte nas estradas de Portugal Continental.
© Global Imagens
País Sinistralidade
Na operação de Natal - entre os dias 22 e 27 de dezembro - registaram-se cinco vítimas mortais nas estradas de Portugal Continental, ou seja, "mais uma do que em igual período do ano passado". A informação é avançada num balanço da operação nesta quadra, emitido pela Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).
"As cinco vítimas mortais ocorreram nos distritos de Bragança, Lisboa, Setúbal e Beja, entre os dias 22 e 26 de dezembro. No dia 27 de dezembro não se registou qualquer vítima mortal", é esclarecido.
Quanto aos feridos graves, entre os dias referidos registaram-se 25, "menos 14 do que no ano anterior, o que representa um decréscimo de 36%". Feridos ligeiros foram 548, "um aumento de 27%."
No total, houve 1.922 acidentes, "representando um aumento de 21%".
Mais de 2,1 milhões de veículos fiscalizados
Nesta operação de Natal, foram fiscalizados 2.130.986 veículos presencialmente pela PSP e pela GNR, assim como pelo controlo por radar. Foram fiscalizados 2.091.130 veículos em relação à velocidade.
"Dos veículos fiscalizados por radar de velocidade, 6.483 circulavam com excesso de velocidade, dos quais 2.258 foram detetados pelos radares da PSP e da GNR e 4.225 pelos da ANSR, resultando numa taxa de infração (n.º total de infrações/n.º total de veículos fiscalizados) de 0,31%", explica a mesma nota das três autoridades.
No que diz respeito à condução sob o efeito do álcool, "foram submetidos ao teste de pesquisa de álcool 26.497 condutores, tendo 286 apresentado uma taxa de alcoolemia superior à máxima permitida", do que resultou um total de 159 detenções.
Leia Também: Natal e Ano Novo à vista: Conselhos para uma época festiva em segurança
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com