Os autotestes antigénio do fabricante Genrui Biotech Inc., também vendidos em Portugal, foram retirados do mercado na Irlanda após centenas de queixas por um pico de falsos positivos de Covid-19.
De acordo com a Euronews, foram feitas mais de 550 queixas de pessoas que alegavam que os kits de teste Genrui forneceram falsos positivos. A quantidade de reclamações levou a Autoridade Reguladora de Produtos de Saúde da Irlanda a ordenar a retirada destes testes de antigénio do mercado.
Além da Irlanda, também a Alemanha teve o mesmo problema em dezembro. A Autoridade de Hamburgo para Escolas e Educação e Treino Vocacional (BSB) decidiu parar de usar os testes da empresa depois de receber reclamações semelhantes.
De acordo com a SIC Notícias, esta marca de autotestes é uma das mais vendidas em Portugal, sendo comercializada em supermercados como o Pingo Doce ou Lidl.
De referir que esta não é a primeira vez que estes testes dão problemas. Em setembro de 2021 foram feiras várias reclamações por falhas nos componentes do kit.
De acordo com a Autoridade Nacional do Medicamento, os incidentes reportados estavam relacionados com o facto de o tubo de diluição da amostra não apresentar líquido ou apresentar um volume de líquido insuficiente para prosseguir com o teste e obter um resultado válido.
O Infarmed deu conta dessas reclamações e apelava a que não se realizasse o teste caso houvesse esse problema no kit.
Leia Também: Covid: Os quatro erros que comete quando faz autotestes - e deve evitar