"Recomenda-se que os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo", lê-se na informação divulgada pela autoridade marítima madeirense.
O prolongamento deste aviso acontece pelo quinto dia consecutivo e tem por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) relativas à situação geral do estado do tempo para a orla marítima.
A capitania indica que o vento será "fresco a muito fresco, por vezes forte", a visibilidade "boa a moderada" e a ondulação na ordem dos três metros na costa sul e até 2,5 na parte norte da ilha.
Esta situação tem condicionado as operações dos navios de mercadorias, tendo dois atracado na terça-feira, excecionalmente, no porto de passageiros do Funchal, em vez da infraestrutura portuária destinada a este tipo de embarcações, no Caniçal, no extremo leste da ilha da Madeira.
Estes dois navios foram autorizados a descarregar produtos urgentes, nomeadamente gado vivo, produtos perecíveis e contentores de gás.
Outras embarcações que transportam outro tipo de mercadorias aguardam a melhoria das condições do mar para aportar.
Leia Também: Capitania do Funchal prolonga aviso de vento forte até terça-feira