O tema da saúde mental está cada vez mais na ordem do dia no contexto da sociedade portuguesa. Foi nesse sentido que a Ordem dos Psicólogos Portugueses decidiu promover, na quinta-feira, um debate sobre a temática que contou com a participação dos diferentes partidos com assento parlamentar.
Em causa, está um debate que trouxe à discussão algumas das principais propostas que têm sido feitas pela Ordem aos partidos. A contratação de psicólogos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e para os centros de saúde e a "simplificação do processo de contratação" dos mesmos para o SNS foram alguns dos temas abordados, revela a Ordem dos Psicólogos num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
"Garantir a continuidade das intervenções dos psicólogos nas escolas", bem como "tornar obrigatória a existência de psicólogos nas respostas sociais vocacionadas para os cidadãos séniores" e nas "equipas de saúde ocupacional", para prestar apoio no âmbito das organizações, foram também outras temáticas abordadas durante o encontro.
A Ordem dos Psicólogos refere ter fomentado este encontro com o objetivo de promover uma "maior consciência da importância dos psicólogos", numa altura em que identifica a literacia em saúde psicológica como "cada vez mais fundamental".
O debate "Contributos da Psicologia e dos Psicólogos para o futuro - Propostas OPP Eleições Legislativas 2022" contou com a participação de Paulo Marques (PS), Lina Lopes (PSD), Cecília Anacoreta Correia (CDS), Anabela Castro (PAN), Isabel Mendes Lopes (Livre), Moisés Ferreira (BE), Carlos Silva Santos (CDU) e Vítor Mendonça (Iniciativa Liberal).
Leia Também: "Há um défice de propostas que os partidos fazem sobre saúde mental"