A Polícia de Segurança Pública (PSP) procedeu ao controlo, nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, de 106.797 passageiros de 1.258 voos na semana de 17 a 23 de janeiro. Este é o ‘Número da Semana’ na já habitual rubrica semanal da força de segurança nas redes sociais.
Nestes controlos, foram detetadas “116 infrações respeitantes a passageiros e outras 116 respeitantes a companhias aéreas, no âmbito da legislação para prevenção da pandemia da Covid-19.”
Recorde-se que, no passado dia 24, segunda-feira, o Ministério da Administração Interna (MAI) indicou que mais de 2.500 passageiros foram multados, entre 1 de dezembro e 23 de janeiro, por tentarem entrar em Portugal pelas fronteiras aéreas sem teste negativo ao SARS-CoV-2.
Segundo o MAI, foram também multadas 41 companhias aéreas por embarcarem esses passageiros sem teste negativo.
Desde 1 de dezembro de 2021 que todos os passageiros que cheguem a Portugal por via área são obrigados a apresentar teste negativo ou certificado de recuperação no desembarque. Já as companhias aéreas que transportem passageiros sem teste negativo incorrem numa multa entre 20 mil e 40 mil euros por passageiro e os viajantes são também alvo de uma contraordenação, entre os 300 e os 800 euros, por não apresentarem teste à chegada.
Leia Também: Zona de desembarque do Aeroporto de Lisboa evacuada