"A primeira palavra da IL para esta noite eleitoral é de congratulação pela elevada participação dos portugueses nestas eleições legislativas que sempre consideramos muito importantes para o futuro do país", afirmou numa curta declaração a propósito da diminuição da percentagem de abstenção.
O liberal aproveitou ainda para agradecer a todos aqueles que participaram no ato eleitoral.
E acrescentou: "temos a convicção de que fomos um forte contributo para uma maior participação dos portugueses nestas eleições, somos uma nova oferta política com uma nova mensagem e trouxemos mais pessoas para o jogo democrático".
A noite eleitoral da IL está a decorrer na Gare Marítima da Rocha Conde D'Óbidos, na Rua General Gomes Araújo, em Lisboa.
O presidente da IL, João Cotrim Figueiredo, chegou por volta das 19:42, mas entrou por uma porta secundária, não falando aos jornalistas.
Estas são as segundas eleições legislativas às quais a Iniciativa Liberal concorre, tendo João Cotrim Figueiredo sido o primeiro deputado da história da IL quando conseguiu a sua eleição nas legislativas de 2019.
Na altura, não era ainda o presidente do partido, cargo que veio a assumir poucos meses depois, após a saída de Carlos Guimarães Pinto, agora cabeça de lista pelo distrito do Porto.
As projeções das televisões para a abstenção nas eleições legislativas de hoje situam-se entre os 40% e os 54%.
A RTP avançou às 19:00 uma previsão de abstenção de 49% a 54%, a SIC com 45% a 49% e a CNN entre os 40% e os 44%.
Leia Também: BE assume derrota e diz que "bipolarização forçada" gerou voto útil