Um homem de 34 anos foi detido esta quinta-feira, dia 3 de fevereiro, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por tráfico de estupefacientes e agressão a um dos polícias em Lisboa.
De acordo com comunicado enviado às redações, a detenção ocorreu às 21h30 por suspeita de prática do crime de tráfico de estupefacientes e ofensas à integridade física contra agente policial ao tentar fugir.
Durante o patrulhamento, explica a força, "os polícias verificaram uma viatura que, ao aperceber-se da presença policial, tentou evadir-se à abordagem", mas sem sucesso.
O homem era já conhecido das autoridades por tráfico de estupefacientes não lhe sendo conhecida nenhuma ocupação profissional.
Na tentativa de fuga em direção a casa, o homem foi interpelado pela PSP, tendo, de seguida, disferido "um empurrão a um dos agentes que bateu com a cabeça num objeto cortante", indica a nota da polícia. Este agente teve de receber tratamento hospitalar, uma vez que ficou com um corte na zona cabeça e escoriações no corpo. Segundo comunicado, o polícia ferido está temporariamente incapacitado para o serviço, e o outro que o acompanhava apresenta também escoriações nos membros superiores e inferiores.
Acrescenta o comunicado que, "após a agressão, mandou os seus pertences para o pátio da sua residência onde estava o seu pai, tentando ocultar o que estaria no seu interior".
Os polícias "manietaram o suspeito que resistiu ativamente". A bolsa atirada para o pátio da residência foi recolhida tendo sido apreendidos "um maço de tabaco, que continha várias saquetas de plástico, com produto suspeito de ser estupefaciente no seu interior".
Foi efetuada uma busca ao carro e à casa do suspeito. Foram apreendidas "281 doses individuais de haxixe, 0,72 gramas de liamba, dois telemóveis, uma faca com resíduos de produto estupefaciente e 125 euros".
O mesmo comunicado detalha ainda que foram arremessados diversos artefactos pirotécnicos do interior do bairro em direção aos Polícias, tendo sido necessário reforço policial.
Foi ainda detido um homem de 28 anos de idade por resistência e coação "por ter adotado um comportamento desobediente e desafiante, interferindo na ação policial", acrescenta a nota.
O homem de 34 anos foi presente a autoridade judiciária e ficou sujeito a apresentações periódicas.
Leia Também: PSP deteve 47 pessoas (só) esta sexta-feira em Lisboa