Esteve em contacto com uma pessoa infetada com Covid-19? A Direção-Geral da Saúde (DGS) explica, numa publicação colocada nas redes sociais que, "não fica em isolamento se for considerado contacto de baixo risco".
Deste modo, interessa começar por perceber: Quem é considerado um contacto de baixo risco? Enquadra-se neste 'perfil' quem "esteve em contacto com uma pessoa infetada que não vive consigo" ou se "teve Covid-19 há menos de seis meses ou já recebeu a dose de reforço há pelo menos 14 dias".
Se for então considerado um contacto deste tipo, a DGS indica o que tem de fazer. Primeiro, saiba que "não tem de ficar em isolamento".
"Realize um teste até ao terceiro dia, caso não tenha tido Covid-19 nos últimos seis meses", aponta a Autoridade, acrescentando que "se o resultado do teste for negativo, deve reforçar os cuidados habituais até ao 14.º dia".
Caso desenvolva sintomas da doença, "isole-se e faça teste ou contacte os SNS24" pelo número 808 24 24 24.
E não se esqueça das recomendações gerais para quem teve um contacto de baixo risco: use máscara, mantenha os espaços ventilados, reduza as suas deslocações e contactos ao mínimo e higienize frequentemente as mãos.
Siga estas recomendações se for considerado contacto de alto risco.#sejaumagentedesaudepublica #UmconselhodaDGS #estamoson pic.twitter.com/kHeFabWL8Q
— DGS (@DGSaude) February 8, 2022
Leia Também: AO MINUTO: Casos ativos acima dos 600 mil; Nova reunião no Infarmed?