O navio-tanque 'São Jorge', que encalhou na Graciosa, Açores, atracou esta tarde em segurança, no porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, informou hoje a Marinha.
"As operações de reboque, que se iniciaram ontem com recurso a dois rebocadores, foram concluídas com sucesso, tendo o navio chegado ao porto da Praia da Vitória em segurança, depois de uma equipa do Destacamento de Mergulhadores Sapadores da Marinha Portuguesa e de um perito do Departamento Marítimo dos Açores terem realizado trabalhos e perícias ao aparelho de reboque, que permitiram efetuar o reboque em segurança", lê-se numa nota publicada pela Autoridade Marítima Nacional (AMN).
Agora, o navio acidentado está a ser alvo de trabalhos no porto da Praia da Vitória, para reparação dos danos causados pelo embate e de uma vistoria para apurar as condições de navegabilidade.
Segundo a nota da AMN, a acompanhar as operações de reboque "estiveram empenhados o navio NRP Setúbal, da Marinha Portuguesa, bem como duas equipas da Brigada de Intervenção Rápida de Combate à Poluição (BIRPOL) da Autoridade Marítima Nacional, meios que estiveram em prontidão por forma a prevenir e conter eventuais focos de poluição que possam ocorrer".
A ação foi coordenada pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Angra do Heroísmo, em articulação com a Marinha, a administração portuária local e o armador do navio, tendo o Comando-local da Polícia Marítima de Angra do Heroísmo tomado conta da ocorrência.
O acidente com o navio ocorreu cerca das 00h34 locais de terça-feira (01h34 em Lisboa), poucos minutos após ter saído do Porto da Praia da Graciosa, tendo embatido com o casco, o que levou à imobilização da embarcação que deveria ter atracado em São Roque do Pico.
Este navio faz o abastecimento de combustíveis às ilhas do grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e Flores.
Leia Também: Navio encalhado na ilha açoriana da Graciosa vai ser rebocado ainda hoje