Segundo Tiago Lopes, que falava aos jornalistas no local, às 14:25, os trabalhos de rescaldo vão prolongar-se durante a tarde.
"Temos de remover alguma parte do lixo para que façamos a totalidade da extinção e é esse trabalho que ainda vamos fazer nas próximas horas", afirmou.
De acordo com o comandante, foram evacuados os edifícios próximos e retiradas cerca de 40 pessoas logo no início do incêndio, "só por precaução" e devido ao fumo denso.
No local encontram-se 80 operacionais e 40 viaturas, nomeadamente do Regimento dos Sapadores Bombeiros, de outras corporações de bombeiros voluntários da cidade e também da PSP e da Proteção Civil.
Questionado sobre as causas do fogo, Tiago Lopes afirmou desconhecer, indicando apenas que o incêndio foi de "propagação muito rápida".
Também no local, minutos antes, o presidente da Junta de Freguesia de Carnide, Fábio Sousa (CDU), procurou transmitir tranquilidade aos moradores da zona, assegurando que as autoridades estão a fazer o seu melhor para que a "situação seja rapidamente resolvida".
Questionado sobre as causas do incêndio, o autarca disse apenas que "são conhecidas" e que se tratou de uma "situação acidental".
"As autoridades de segurança irão dar mais pormenores sobre isso", acrescentou.
O alerta para o incêndio foi dado cerca das 12:50, tendo o primeiro meio chegado ao local pouco mais de quatro minutos depois, acrescentou o comandante dos Bombeiros Sapadores de Lisboa.
Leia Também: Incêndio na zona de Telheiras obriga à evacuação de casas contíguas