Ana Gomes recorreu, este domingo, ao Twitter, para fazer um comentário acerca da ofensiva militar lançada pela Rússia na Ucrânia que, hoje, vai já no 25.º dia. Para a ex-diplomata, "esta é já a 3.ª Guerra Mundial".
"Falo em 3.ª Guerra Mundial e há quem julgue que insuflo ventos belicistas na Europa", começou por salientar a também ex-candidata presidencial.
Mas Ana Gomes acrescentou: "Não me iludo: quero Paz, mas não a imposta por agressores fascistas vitoriosos. Que não se restringiria à Ucrânia. Esta é já a 3.ª Guerra Mundial porque nada ficará como dantes na ordem internacional".
Falo em 3a Guerra Mundial e há quem julgue q insuflo ventos belicistas na Europa. Não me iludo: quero Paz, mas não a imposta por agressores fascistas vitoriosos.Q não se restringiria à Ucrânia. Esta é já a 3a Guerra Mundial porque nada ficará como dantes na ordem internacional.
— Ana Gomes (@AnaMartinsGomes) March 20, 2022
A Federação Russa lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia com invasão por forças terrestres e bombardeamentos, que causou cerca de 900 mortos e perto de 1500 feridos entre a população civil, e provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).
Nesse dia, Marcelo Rebelo de Sousa condenou a invasão e convocou de urgência uma reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional, que deu parecer favorável, por unanimidade, a propostas do Governo para a participação de meios militares portugueses em forças de prontidão da NATO.
A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou em 02 de março uma resolução que condena a agressão russa contra a Ucrânia e apela a um cessar-fogo efetivo e imediato, com 141 votos a favor, 5 votos contra e 35 abstenções.
Leia Também: AO MINUTO: "Querem ver-nos mortos"; Joe Biden descarta visita à Ucrânia