"Esta é já a 3.ª Guerra Mundial porque nada ficará como dantes"

Ana Gomes comentou a guerra na Ucrânia e considerou, no Twitter, que quer "paz", mas "não a imposta por agressores fascistas vitoriosos".

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
20/03/2022 19:41 ‧ 20/03/2022 por Notícias ao Minuto

País

Ana Gomes

Ana Gomes recorreu, este domingo, ao Twitter, para fazer um comentário acerca da ofensiva militar lançada pela Rússia na Ucrânia que, hoje, vai já no 25.º dia. Para a ex-diplomata, "esta é já a 3.ª Guerra Mundial"

"Falo em 3.ª Guerra Mundial e há quem julgue que insuflo ventos belicistas na Europa", começou por salientar a também ex-candidata presidencial.

Mas Ana Gomes acrescentou: "Não me iludo: quero Paz, mas não a imposta por agressores fascistas vitoriosos. Que não se restringiria à Ucrânia. Esta é já a 3.ª Guerra Mundial porque nada ficará como dantes na ordem internacional".

A Federação Russa lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia com invasão por forças terrestres e bombardeamentos, que causou cerca de 900 mortos e perto de 1500 feridos entre a população civil, e provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Nesse dia, Marcelo Rebelo de Sousa condenou a invasão e convocou de urgência uma reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional, que deu parecer favorável, por unanimidade, a propostas do Governo para a participação de meios militares portugueses em forças de prontidão da NATO.

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou em 02 de março uma resolução que condena a agressão russa contra a Ucrânia e apela a um cessar-fogo efetivo e imediato, com 141 votos a favor, 5 votos contra e 35 abstenções.

Leia Também: AO MINUTO: "Querem ver-nos mortos"; Joe Biden descarta visita à Ucrânia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas