O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) lançou o “Manual de Apoio para Migrantes – Acessos a Cuidados de Saúde”, traduzido para a língua ucraniana, para facilitar o acesso ao sistema de saúde dos cidadãos ucranianos, pode ler-se numa nota no site do SNS.
O manual, que resulta de um projeto do grupo “Literacia para a segurança dos cuidados de saúde de enfermagem”, é lançado no Dia Mundial da Saúde.
"Considerando o atual contexto migratório devido à guerra na Ucrânia, foi criado o projeto “Promoção da Literacia em Saúde dos Migrantes Ucranianos (recém-chegados)”, com o objetivo de “facilitar o acesso destes cidadãos ao sistema de saúde e promover a literacia em saúde, contribuindo, assim, para uma melhor integração no nosso país”, explica o CHUC.
A iniciativa conta com a colaboração do serviço social do CHUC, do serviço de assistência espiritual e religiosa, do voluntariado e ainda um conjunto de profissionais do CHUC, de nacionalidade ucraniana, que se voluntariaram para mediar a comunicação entre os profissionais de saúde e os cidadãos ucranianos.
Este projeto pretende ir “mais além” na sua abrangência e “envolver outras áreas da comunidade e estabelecer parcerias com instituições como a Segurança Social, os cuidados de saúde primários, o setor social e as autarquias”, para em conjunto cooperarem para uma “integração mais inclusiva destes cidadãos”.
O “Manual de Apoio para Migrantes – Acessos a Cuidados de Saúde” está disponível na rede social Facebook e no site do CHUC.
Leia Também: Ucrânia agradece suspensão russa do Conselho de Direitos Humanos da ONU