A Covid-19 não desapareceu e a modalidade 'Casa Aberta' - para vacinação contra o novo coronavírus - está (ainda) disponível para dois 'grupos' da população. Sabe quais são? Nas redes sociais, a Direção-Geral da Saúde (DGS) esclarece.
Assim, fique a saber que a 'Casa Aberta' está disponível para pessoas com:
- "18 ou mais anos que não foram vacinadas com dose de reforço contra a Covid-19.
- 12 ou mais anos que não foram vacinadas com dose primária contra a Covid-19".
Se se enquadra num destes grupos, "basta dirigir-se a um centro de vacinação ou centro de saúde", indica ainda a DGS.
A "Casa Aberta" está disponível para pessoas com:
— DGS (@DGSaude) April 11, 2022
18 ou mais anos que não foram vacinadas com dose de reforço contra a COVID-19.
12 ou mais anos que não foram vacinadas com dose primária contra a COVID-19.
Basta dirigir-se a um centro de vacinação ou centro de saúde. pic.twitter.com/95mpsPzf2I
De lembrar que Graça Freitas deu, em conferência de imprensa, esta quarta-feira, conselhos para a época da Páscoa, altura de férias escolas e de ajuntamentos familiares. Começando por dizer que a Covid-19 mantém uma transmissibilidade "muito elevada", - embora estável - estamos longe da "um verão descontraído e seguro".
"A epidemia mantém uma transmissibilidade muito elevada, com tendência geral decrescente, é certo, e com RT inferior a 1, mas o número de novos casos de Covid-19 reportados nos últimos 7 dias ainda rondou os 60 mil. É um número superior aos picos das curvas epidémicas anteriores, exceto a do último inverno. Estamos longe de chegar a uma atividade basal interondas baixa que nos permita ter um verão descontraído e seguro", disse.
Os Centros de Vacinação de Lisboa (Comunidade Hindu de Portugal, Serviços Sociais da CML e Pavilhão Desportivo da Ajuda) vão estar encerrados nos dias 15, 16 e 17 de abril, por indicação das Autoridades de Saúde, revelou a Proteção Civil de Lisboa. A vacinação contra a Covid-19 na cidade é feita agora nestes três locais depois do encerramento do centro da FIL, no início de março.
Leia Também: Covid-19. Uso da máscara deve manter-se nas escolas