Esta alteração da hora de início da sessão solene foi transmitida à agência Lusa por fonte do gabinete do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.
Nesta sessão solene discursam Volodymyr Zelensky e Augusto Santos Silva e nela estarão também presentes o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, além de convidados em representação de outras entidades oficiais.
Segundo a porta-voz da conferência de líderes parlamentares, a deputada socialista Maria da Luz Rosinha, não serão abertas as galerias ao público nesse dia, nem haverá intervenções dos vários grupos parlamentares e deputados.
No dia 07 de abril, o presidente da Assembleia da República tinha informado que o chefe de Estado da Ucrânia aceitava falar ao parlamento português em data então ainda a acertar.
"Recebi esta manhã a senhora embaixadora da Ucrânia em Lisboa [Ihna Ohnivets] que me transmitiu a disponibilidade do presidente Volodymyr Zelensky para participar numa sessão da Assembleia da República. A data será agora acertada", escreveu então o presidente da Assembleia da República na sua conta na rede social Twitter.
A ideia de a Assembleia da República promover uma sessão parlamentar por videoconferência com o Presidente da Ucrânia partiu do PAN e foi aprovada por maioria, com a oposição do PCP.
Leia Também: Opositor pró-Kremlin pede para ser trocado por moradores de Mariupol