A Marinha Portuguesa localizou este domingo a embarcação de pesca ‘Alexandre’, parcialmente afundada, onde seguiam os dois pescadores que se encontram desaparecidos desde sábado.
Em comunicado, a entidade revela estar a coordenar, “desde as 18h45 da tarde de sábado, 30 de abril, o resgate de três tripulantes da embarcação de pesca ‘Alexandre’, que terá encalhado perto da baía da Praia Formosa, por leste da Baixa da Pedrinha, nos Açores”, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada).
Recorde-se que o alerta foi dado por um dos tripulantes, resgatado com vida “pelas 18h00 de 30 de abril, pela embarcação de pesca Santo Onofre e recolhido para terra”, onde recebeu assistência médica. Segundo o sobrevivente, os dois pescadores deixaram de ser vistos às 14h00.
A Marinha indica que, pelas 7h52 deste domingo, o navio de cruzeiro ‘Hanseatic Spirit’ localizou a embarcação de pesca ‘Alexandre’ “parcialmente afundada”, a cerca de 2,5 milhas (3.21 km) a sudoeste do local do encalhe.
Segundo o organismo, estão a participar nas buscas, desde madrugada, “o NRP Setúbal, o navio mercante, ‘Lisse’ das ilhas Marshall, o navio de cruzeiro ‘Hanseatic Spirit’, a embarcação de pesca ‘Ilha Amarela’, a embarcação da Capitania de Vila do Porto, ‘Bisga’, a embarcação ‘Marvão’, a embarcação de pesca ‘Polígano’ e a embarcação ‘Roaz’, da Autoridade Marítima Nacional (AMN)”.
Além disso, foram acionados outros meios, entre eles “as embarcações de pesca ‘Baía do Sol’, ‘Salvador’ e ‘José Pedro’, uma mota de água da AMN, as embarcação de recreio ‘Joia’ e ‘Infante’ e a aeronave C295 da Força Aérea Portuguesa”.
A procura pelos dois pescadores prosseguem “com todos os meios disponíveis”, sob coordenação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada.
Veja o vídeo.
[Notícia atualizada às 11h50]
Leia Também: Marinha. Buscas por dois pescadores desaparecidos nos Açores continuam