"A Europa não se fará de um golpe, nem numa construção de conjunto"

O Presidente da República apelou hoje, por ocasião do Dia da Europa, ao apoio entre as democracias europeias, "sob pena de sucumbirem aos anátemas nascidos no seu interior ou à força bruta que as cerca de fora".

Notícia

© Lusa

Lusa
09/05/2022 07:00 ‧ 09/05/2022 por Lusa

País

Dia da Europa

"Hoje, mais do que nunca, as democracias precisam do apoio firme uma das outras, sob pena de sucumbirem aos anátemas nascidos no seu interior ou à força bruta que as cerca de fora", sustentou Marcelo Rebelo de Sousa, numa declaração divulgada pela Presidência da República.

O chefe de Estado apelou à valorização da União Europeia (UE) como "o encontro permanente de múltiplas vontades, capazes de dirimir interesses nem sempre alinhados num interesse comum mais próspero, mais pacífico e mais justo".

"Por ser na integração europeia que o destino dos povos europeus encontra estabilidade, saibamos preservar os seus inalienáveis valores democráticos, sem nunca vergarmos a quem, dentro e fora da nossa União, os tenta afrontar", completou.

O Presidente da República saudou todos os países do "Velho Continente" que, "ao longo de décadas, souberam erguer-se dos escombros da guerra" e cujas comunidades se mobilizaram "pela paz, liberdade, justiça social, e acolher quem se quis juntar".

Marcelo Rebelo de Sousa disse que vê "com um otimismo realista" o futuro da UE, considerando que os seus Estados-membros revelarão "uma vez mais a sabedoria para ultrapassar a nova fase crítica, com a coesão intacta, as democracias revigoradas, e um apoio popular revitalizado".

"Por isso hoje, mais do que nunca, a Europa de que precisamos faz de todos os que nela acreditam indispensáveis ao seu futuro", considerou.

O Dia da Europa, que é comemorado em 09 de maio, resulta do Conselho Europeu de Milão (Itália), de 28 e 29 de junho de 1985, e foi celebrado pela primeira vez em 1968.

Leia Também: Évora recebe comemorações do Dia da Europa em Portugal

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas