"A preparação das zonas balneares já teve início, com uma limpeza aprofundada dos areais das praias, com recurso a um equipamento mecânico atrelado a um trator, através de um sistema de crivagem que recolhe os detritos", é referido numa nota de imprensa do município.
Segundo a autarquia, além desta limpeza mecânica, "a executar sempre que necessário", as equipas municipais asseguram a limpeza diária das zonas balneares do concelho, feita de forma manual, e a substituição dos sacos dos contentores de resíduos distribuídos pelos areais.
Na nota, a Câmara de Setúbal adianta ainda que as operações de limpeza abrangem também as praias da Saúde e da Gávea, que não estão classificadas como zonas balneares.
A exemplo do que tem acontecido nos últimos anos, por razões de segurança a Câmara de Setúbal mantém as restrições nos acessos às praias da Arrábida, com proibição da circulação de automóveis particulares entre a praia da Figueirinha e o Creiro, e a garantia de transportes públicos regulares para as praias, de 30 em 30 minutos, durante a época balnear.
A frequência de algumas carreiras, com partidas de Azeitão e de diversos locais da cidade de Setúbal, poderá ser reduzida para apenas 15 minutos nos períodos entre as 07:00/09:30 e as 17:00/19:30.
As carreiras entre Setúbal e as praias da Arrábida são abrangidas pelo passe Navegante e têm a garantia de desdobramentos em caso de necessidade.
Os residentes, comerciantes e concessionários das praias podem pedir cartões de acesso para viaturas particulares, através de correio eletrónico (praias@mun-setubal.pt) ou requerimento disponibilizado na página oficial do município na Internet.
Na sequência de um acordo com a Agência Portuguesa para o Ambiente (APA) celebrado em abril de 2017, a Câmara Municipal de Setúbal assumiu a responsabilidade pela execução de arranjos paisagísticos e de adaptação aos planos de praia ainda não concretizados nas praias situadas na zona de paisagem protegida do Parque Natural da Arrábida.
O acordo previa também a realização de ações de requalificação da margem do mar e de proteção do sistema dunar nas praias do concelho de Setúbal, no sentido de melhorar as condições de segurança, acessibilidades e fruição das praias da Arrábida, em que se incluem as praias da Figueirinha, Galapos e Portinho da Arrábida, entre outras.
Além disso, o acordo previa a execução de arranjos paisagísticos e de adaptação aos planos de praia ainda não concretizados e as ações necessárias à implementação dos planos de intervenção de praia, decorrentes dos Planos de Ordenamento da Orla Costeira (POOC).
No âmbito de um outro protocolo celebrado com a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), a Câmara de Setúbal assumiu também a responsabilidade pela requalificação e gestão da Praia da Albarquel, que, entretanto, já foi requalificada e dotada de diversos equipamentos de apoio aos veraneantes.
Leia Também: GNR resgata 14 migrantes em Itália