Augusto Santos Silva participa primeiro nas comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em Braga, seguindo logo depois para Toronto. Até terça-feira, estará ainda em Montreal, Laval e Otava.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Assembleia da República adiantou que tem um modelo de comemorações do 10 de Junho "concertado" com Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa.
"O Presidente da República e o primeiro-ministro inauguraram [em 2016] esta nova prática, que sempre me pareceu muito boa, deslocando-se conjuntamente a uma comunidade portuguesa residente no estrangeiro, no caso presente ao Reino Unido. Pareceu-nos a todos que era uma evolução mais do que lógica que este presidente da Assembleia da República se associasse também a essa iniciativa", indicou Augusto Santos Silva.
Augusto Santos Silva recordou neste contexto a circunstância de ter sido eleito deputado do PS pelo círculo eleitoral Fora da Europa.
"Sou o primeiro presidente do parlamento português que foi eleito pelos portugueses residentes no estrangeiro. Nesta concertação, vamos procurar que, quando o Presidente da República e o primeiro-ministro se deslocarem a um país europeu, eu desloco-me a um país não europeu, e vice-versa", completou o ex-ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.
No Canadá, até dia 14, Augusto Santos Silva irá participar "em festividades" relacionadas com o Dias de Portugal e vai manter contactos com comunidades portuguesas de Toronto, Montreal, Laval e Otava.
Em Otava, com um programa mais institucional, Augusto Santos Silva terá um encontro com o presidente do Senado e visitará a Câmara dos Representantes do Canadá, que tem entre os seus vice-presidentes uma cidadã lusodescendente.
"Mas a dimensão principal é participar nas comemorações do 10 de Junho junto das comunidades portuguesas", começando logo neste sábado pela "Parada de Portugal" em Toronto, seguindo-se no domingo as Festas do Divino Espírito Santo em Laval.
Ao longo da sua presença no Canadá, o presidente da Assembleia da República irá também deslocar-se a instituições portuguesas culturais, educativas e de solidariedade social, designadamente a Missão de Santa Cruz em Montreal.
"Serão quatro dias bastante intensos", acrescentou.
Leia Também: 10 Junho. Comemorações oficiais arrancam em Braga com içar da bandeira