A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou, esta sexta-feira, que foram diagnosticados mais 13 casos de infeção humana pelo vírus Monkeypox em Portugal, elevando o total para 415.
Segundo revela a DGS, em comunicado, a maioria das infeções "foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas já existem casos nas restantes regiões do continente (Norte, Centro, Alentejo e Algarve) e na Região Autónoma da Madeira".
Os casos confirmados dizem respeito a homens entre os 19 e os 61 anos, "tendo a maioria menos de 40 anos".
A autoridade de Saúde informa ainda que os casos "identificados mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis".
"Recorda-se que uma pessoa que esteja doente deixa de estar infeciosa apenas após a cura completa e a queda de crostas das lesões dermatológicas, período que poderá, eventualmente, ultrapassar quatro semanas", alerta a DGS.
A DGS assegura que "continua a acompanhar a situação a nível nacional em articulação com as instituições europeias" e que a informação recolhida através dos inquéritos epidemiológicos "está a ser analisada para contribuir para a avaliação do surto a nível nacional e internacional".
[Notícia atualizada às 19h26]
Leia Também: Número de casos de Monkeypox triplicou em duas semanas na Europa