Um incêndio numa zona de mato na freguesia de Freixianda, concelho de Ourém, mobiliza, esta quinta-feira, perto de 300 bombeiros, 79 veículos de apoio e sete meios aéreos, segundo a página da Proteção Civil.
O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém confirmou ao Notícias ao Minuto, que o incêndio lavra com "intensidade" e estavam envolvidos nas operações, pelas 20h00, 254 bombeiros, 71 veículos, e os sete meios aéreos.
A discrepância entre o número apresentado na página da Proteção Civil, explicou o CDOS, tem a ver com os meios que ainda estão a ser mobilizados visto que os meios aéreos estavam a finalizar operações pelas 20h15. Estão ainda mobilizadas no local duas Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida do INEM e uma máquina de rasto.
O incêndio tem uma frente ativa e é motivo de "preocupação" porque já conseguiu entrar na localidade de Abades, junto da população. Segundo o comandante de operações, o fogo lavra com "bastante intensidade, com muitas projeções a chegar aos 500 e 600 metros".
Já há registo, dentro da população, de um incêndio numa habitação e outro num anexo junto escola local. Não há, até ao momento, registo de vítimas nem civis nem bombeiros envolvidos no combate.
O alerta foi dado às 16h37 e o fogo mantém-se ativo.
Refira-se que este é mais um incêndio a juntar-se ao rol de fogos que hoje deflagram no país, sendo o incêndio da Guarda e Sever do Vouga os que se destacam com maior número de meios.
Face às condições climatéricas adversas, de tempo quente e persistente, o risco de incêndio aumentou e assim permanecerá ao longo da próxima semana.
Por esse motivo, a Proteção Civil decidiu colocar o país em alerta especial até dia 15 de julho. Seis distritos estão, a partir das 00h00 de sexta-feira, dia 8 de julho, em alerta laranja. Os restantes 12 em alerta amarelo.
Leia Também: Fogo em Sever do Vouga já passou para o concelho vizinho de Águeda