O caos que se tem vivido nos aeroportos devido ao cancelamento de voos tem gerado não só longas filas, mas também levado à acumulação de milhares de malas perdidas.
Em Lisboa, os constrangimentos têm-se feito sentir sobretudo nos voos da TAP, mas não só, e afetado as bagagens de passageiros de partida para férias ou simplesmente de passagem por Portugal, em escala.
As imagens a que o Notícias ao Minuto teve acesso mostram centenas de malas amontoadas não só na zona reservada a esse efeito, no Aeroporto Humberto Delgado, mas também no terminal de bagagens, no piso das chegadas.
De acordo com o site da ANA, 21 voos com partida do Aeroporto de Lisboa foram cancelados esta segunda-feira, mais ou menos o mesmo número que no domingo.
Mas, conforme explica fonte da Portway ao Notícias ao Minuto, a situação já se verifica "desde o início de junho", embora se tenha agravado nas últimas semanas - uma consequência do aumento de voos combinado com a vaga de despedimentos durante a pandemia. A questão das bagagens deverá, por isso, levar ainda algum tempo até ser regularizada.
A maior parte destas malas diz respeito a voos afetos à empresa de 'handling' Groundforce, já que a maior parte dos voos cancelados neste aeroporto são da TAP.
No vídeo acima, captado na segunda-feira, pode ver dezenas de bagagens que excedem a área dedicada aos perdidos e achados e se espalham pelos espaços entre os tapetes rolantes ou ficam amontoadas a um canto, sem qualquer supervisão.
Algumas encontram-se ali há mais de uma semana.
Os problemas observados em Lisboa estão a ser vividos em vários aeroportos nos Estados Unidos e na Europa. A perda, extravio ou danos na bagagem pode custar às companhias aéreas indemnizações até cerca de 1.400 euros.
O Notícias ao Minuto tentou contactar a ANA Aeroportos, mas ainda não obteve resposta.
Leia Também: Crise na aviação: Prosseguem os cancelamentos no Aeroporto de Lisboa