Para evitar "tragédia de enorme incêndio" Governo desloca eventos

Primeiro-ministro comenta situação de contingência em Portugal, defendendo a cautela na realização de eventos com muita afluência de pessoas.

Notícia

© Mateusz Wlodarczyk/NurPhoto via Getty Images

Marta Amorim
12/07/2022 14:02 ‧ 12/07/2022 por Marta Amorim

País

Incêndios

"A previsão para os próximos dias vai-se manter de enorme gravidade em relação ao risco de incêndio", diz António Costa, garantindo que o sistema de Proteção Civil está plenamente mobilizado.

Questionado sobre a concentração motard em Faro e sobre o festival Super Bock Super Rock, António Costa frisa que estamos em situação de contingência. "Há um contato da Proteção Civil com os promotores, tendo em vista encontrar forma de compatibilizar os eventos com as condições de segurança", refere. 

"Veja bem a responsabilidade que era haver uma tragédia de um enorme incêndio naquele local e serem atingidas milhares de pessoas", diz, sobre o festival, asseverando que todos os esforços estão a ser feitos.

António Costa refere, ainda, que num dos dois eventos mencionados, poderá haver uma realocação. 

O que está em cima da mesa agora é "readaptar os eventos às circunstâncias”. Um deles está “praticamente fora da zona florestal, noutro parece que é mais difícil e porventura tem de haver uma deslocalização”, adianta. 

As soluções em cima da mesa são deslocalização ou adiamento, de forma a evitar cancelar os eventos. Refira-se que a solução não está fechada, até porque está dependente da meteorologia.

"A segurança das pessoas tem que estar acima de tudo", afirma. 

Tanto a GNR como a Autoridade Nacional de Proteção Civil deram pareceres negativos a ambos os eventos, recorda, e nenhum político “no seu perfeito juízo” vai desconsiderar essas opiniões para “ser muito simpático”.

“Ninguém de bom senso o faria nem o pode fazer”.

O primeiro-ministro esteve esta manhã em Carnaxide, na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e após a esta conferência de imprensa, a organização do festival Super Bock Super Rock anunciou a alteração do local para o Parque das Nações. Também a concentração Motard de Faro vai sofrer alterações. 

Leia Também: Câmara de Sesimbra reunida com promotora do SBSR para decidir realização

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas