Tempo quente continua hoje mas máximas vão descer em todo o país

Calor intenso vai continuar, "em especial no interior", mas haverá uma descida de temperatura no litoral das regiões Norte e Centro, em especial da máxima, e na região Sul.

Notícia

© Getty Images

Marta Ferreira
15/07/2022 08:48 ‧ 15/07/2022 por Marta Ferreira

País

IPMA

O calor intenso vai continuar esta sexta-feira, mas, se tem sofrido com as elevadas temperaturas, pode respirar de alívio. Hoje vai-se notar uma ligeira descida nos termómetros na generalidade de Portugal continental. 

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o tempo quente vai continuar, "em especial no interior", mas haverá uma descida de temperatura no litoral das regiões Norte e Centro, em especial da máxima, e na região Sul.

Na previsão do IPMA para a região Norte e Sul é indicada a "possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada no interior, em especial durante a tarde".

No sul do país, segue-se a mesma tendência de calor com períodos de mais nebulosidade no litoral oeste.

Em particular na Grande Lisboa, além das máximas, também as temperaturas mínimas deverão registar uma "pequena descida". 

Nota ainda para cinco distritos (Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Portalegre) que se irão manter em alerta vermelho devido ao tempo quente. 

Quanto à previsão significativa, dar conta que Bragança, Castelo Branco, Portalegre e Évora serão os distritos com as máximas mais elevadas ao atingir 41 graus. Já Viana do Castelo, Porto e Aveiro não ultrapassarão os 28 graus de máxima. O resto do país situar-se-á entre os 29 e 40 graus. 

Nas mínimas, destaque para Setúbal, Leiria e Aveiro que atingirão os 17 graus, a temperatura mais baixa do país, e Bragança, Faro e Portalegre a atingir as mínimas mais altas com 24 e 25 a assinalar-se nos termómetros. 

Já nas ilhas, as temperaturas seguem a mesma linha de calor, mas não ultrapassarão os 30 graus em nenhum dos arquipélagos. Na Madeira, Porto Santo e Funchal com 24 e 25 graus, respetivamente. Ponta Delgada, Angra do Heroísmo, Horta e Santa Cruz das Flores - arquipélago dos Açores - registam 24, 25, 26 e 27 graus, respetivamente.  

Recorde-se que devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, com temperaturas máximas elevadas e ao perigo de incêndio, o Governo decidiu prolongar até domingo a situação de contingência em Portugal Continental.

A situação de contingência corresponde ao segundo nível de resposta previsto na lei da Proteção Civil e é declarada quando, face à ocorrência ou iminência de acidente grave ou catástrofe, é reconhecida a necessidade de adotar medidas preventivas e ou especiais de reação não mobilizáveis no âmbito municipal.

Leia Também: Avisos vermelhos de calor e perigo de fogos no interior, norte e centro

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas