Em nota enviada à comunicação social, a Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas explica que a explosão no Edifício Machico Park, no concelho de Machico, zona leste da Madeira, ocorreu cerca das 04:00, causando duas vítimas mortais -- um homem de 58 anos e uma mulher de 76 anos -- e três feridos, que se encontram "estáveis".
"Uma vez que a explosão foi forte, todo o bloco será alvo de um levantamento exaustivo", refere a Secretaria Regional, indicando que a "Segurança Social também está no local, caso seja necessário providenciar habitação temporária a alguns dos moradores".
As vítimas mortais residiam em apartamentos contíguos, sendo que a explosão provocou também danos em vários outros apartamentos e numa viatura que se encontrava estacionada no exterior.
O edifício Machico Park, construído em 2009, é uma estrutura de habitação social, localizada na freguesia de Água de Pena, gerida pela empresa pública Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM), sob tutela da Secretaria de Equipamentos e Infraestruturas.
"A IHM, no terreno, já está a proceder à limpeza dos escombros e a situação será acompanhada pela Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas até à sua total resolução", refere a nota de imprensa, adiantando que a Polícia Judiciária também se encontra no local para "apurar a causa da explosão".
A Secretaria Regional e a empresa IHM lamentam o sucedido e, em nome do Governo da Madeira, "endereçam o seu pesar às famílias das vítimas".
Leia Também: Madeira. Explosão num edifício em Machico faz dois mortos e três feridos