Apagão na Península Ibérica "será matéria de estudo para o mundo inteiro"

António Coutinho, da Associação Portuguesa de Energia, admite que, para já, "não podemos dizer porque aconteceu" a falha na distribuição de energia elétrica de segunda-feira, que atingiu Portugal e Espanha.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
29/04/2025 09:56 ‧ há 5 horas por Notícias ao Minuto

País

Energia

O apagão que atingiu Portugal e Espanha, na segunda-feira, 28 de abril, ainda não tem explicação. Sabe-se "o que aconteceu, mas não porque aconteceu", o que está a gerar várias teorias. As autoridades pedem que não se especule, uma vez que o caso ainda está em investigação.

 

Em entrevista à SIC Notícias, António Coutinho, da Associação Portuguesa de Energia (A.P.E), explicou o que sabe até ao momento.

"Nós podemos dizer o que aconteceu, ainda não podemos dizer é porque aconteceu. Acho que isso vai ser matéria de estudo. O que aconteceu na Ibéria [Península Ibérica] será matéria de estudo para o mundo inteiro. Aprendizagens sobre o que correu bem, o que não correu bem. E daí, saírem soluções e medidas para melhorarem a consistência do sistema", realçou o engenheiro.

Para António Coutinho, "os sistemas têm de ter capacidade de serem resilientes, de ter alternativas e formas de responder a falhas de energia que podem acontecer". É, por isso, necessário, defendeu o especialista, "refletir enquanto sociedade" para que tudo funcione e ter um "backup" para assegurar eventuais falhas.

"Os serviços essenciais têm de ter capacidade própria de fornecer energia durante algum tempo. A questão é quais são esses standarts e quantas horas têm de estar a funcionar para assegurar esse funcionamento", disse em relação aos hospitais e INEM que teve, alguns minutos, sem funcionar.

Quanto à dependência de um país externo para o fornecimento de eletricidade, que tem gerado várias questões, António Coutinho esclareceu que Portugal "tem capacidade própria para fornecer as suas capacidades energéticas", mas que "as interligações visam precisamente ajudar a resiliência do sistema elétrico". "Um sistema que está interligado é mais resiliente do que um sistema que está isolado", assegurou.

Recorde-se que Portugal e Espanha estiveram cerca de 10h sem luz, na segunda-feira. Ao longo da noite a energia foi sendo reposta. Neste momento, garante o Governo, o serviço está totalmente normalizado.

Leia Também: AO MINUTO: Governo faz ponto de situação; Rede reposta a 100%

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas