Incêndios. Governo decide não prolongar situação de Alerta

Informação foi avançada pelo ministro da Administração Interna.

Notícia

© Global Imagens

Ema Gil Pires
21/07/2022 19:43 ‧ 21/07/2022 por Ema Gil Pires

País

MAI

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, acabou de anunciar que não será renovada a situação de Alerta que vigora até às 23h59 desta quinta-feira em território nacional. O anúncio foi feito após uma reunião na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide.

"Prevê-se, para os próximos dias, uma baixa média nas temperaturas entre os cinco e os 10 graus. A humidade aumentará entre mais 10 e 20%. Os ventos serão mais húmidos. Portanto, e ouvidos os Ministérios da Defesa, do Ambiente, da Agricultura, da Saúde e o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, foi decidido dar por finda a situação de Alerta em todo o território continental", disse o governante, em conferência de imprensa.

Consequentemente, as "restrições passam a ter caráter regional e de acordo com a classificação do perigo de incêndio rural publicado pelos organismos do Estado", apontou ainda José Luís Carneiro.

Ainda assim, o ministro garantiu que "todo o dispositivo se mantém em prontidão" e que "serão feitos pré-posicionamentos para apoio às regiões de maior perigo" de incêndio - apelando ainda "à população em geral, e particularmente às populações que vivem no mundo rural, para que haja todo o cuidado no uso de máquinas agrícolas e florestais".

José Luís Carneiro lembrou também a "proibição do uso de fogo nos municípios com risco de incêndio muito elevado e máximo".

O ministro explicou ainda que, no domingo de manhã, "voltará a haver uma reavaliação das condições que permitirão manter esta decisão ou, se necessário e eventualmente, alterar" a mesma, "para outros níveis de decisão política". 

A situação de Alerta no país sucedeu-se à de Contingência, decretada na quinta-feira da semana passada e que vigorou até ao último domingo, 17 de julho. O estado de Alerta, recorde-se, está ainda em vigor em território nacional até ao final do dia de hoje, devido ao risco de incêndio florestal.

[Notícia atualizada às 20h04]

Leia Também: AO MINUTO: Voto de pesar por André Serra; Chaves? 6 mil hectares ardidos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas