"O Centro de Qualificação e Emprego da região registou, em junho, 5.978 inscritos o que corresponde a menos 572 desempregados, ou seja, uma redução de 8,73% em relação ao mês homólogo, mantendo a mesma tendência relativamente ao mês anterior", lê-se numa nota de imprensa disponibilizada pelo executivo.
O Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, realça que o "número de desempregados inscritos é o mais baixo dos últimos 12 anos" no arquipélago e que o "desemprego tem diminuído de forma consistente nos Açores, desde o início de 2021".
"Merece destaque o número de colocações de emprego, ou seja, de resposta a ofertas de trabalho solicitadas pelas empresas. No espaço de um ano foram colocados no mercado de trabalho 2.674 açorianos", acrescenta o governo.
O executivo regional realça ainda que "ao mesmo tempo que se regista uma redução no desemprego registado", verifica-se uma "diminuição no número de pessoas em programas de inserção socioprofissional".
Segundo os dados evocados, existem 3.636 açorianos em programas ocupacionais, o "valor mais baixo dos últimos sete anos".
"Os dados do IEFP são positivos e resultam do novo modelo de políticas de qualificação e emprego na região que tem vindo a ser implementado pelo XIII Governo dos Açores", advoga o Governo dos Açores liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, que tomou posse em novembro de 2020.
Leia Também: Sentido abalo de magnitude 1,9 na ilha de São Jorge