A semana que aí vem será caracterizada por temperaturas “acima do normal na parte mais interior do território, e abaixo do normal no litoral oeste”, segundo indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Apesar das oscilações na temperatura, não estão previstos valores tão elevados como os registados na última onda de calor – exceto no Algarve.
Os dias 24 e 25 de julho serão marcados por “um período de temperatura elevada”, ao qual se seguirá “um período de descida de temperatura e um terceiro período, com nova subida de temperatura, a partir do dia 29”, aponta o organismo, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
“Os valores mais elevados serão registados na parte mais interior do território, na ordem de 35ºC a 40°C, atingindo-se valores entre 39ºC e 42°C no interior do Baixo Alentejo e Sotavento Algarvio”, esclarece o IPMA.
Já entre 27 e 28 de julho, “a temperatura máxima registará valores na ordem de 23ºC a 28°C na parte ocidental do território, e de 29ºC a 34°C na parte leste”.
No campo da temperatura mínima, verificar-se-á também uma descida, “com valores da ordem de 14ºC a 18 °C na generalidade do território”. Contudo, prevê-se a ocorrência de algumas noites tropicais no interior da região sul e Algarve.
Por outro lado, no litoral oeste, haverá formação de neblina ou de nevoeiro matinal, por vezes com ocorrência de chuva fraca, entre 26 e 29 de julho.
“O vento continuará a soprar em regime de brisa marítima, mais intenso durante a tarde e no litoral, mas verificar-se-á uma diminuição da sua intensidade”, aponta o IPMA.
A região do Algarve é a única de Portugal Continental atualmente em aviso laranja, sendo seguida por Beja, Setúbal, Évora, Portalegre e Castelo Branco, que se encontram em aviso amarelo.
Nos arquipélagos, a costa sul e as regiões montanhosas da Madeira estão, também, em aviso laranja, ao passo que a costa norte e Porto Santo estão em aviso amarelo.
Leia Também: Calor. Costa sul da Madeira sob aviso laranja a partir de domingo