Tal como já tínhamos noticiado, o calor volta a apertar este fim de semana, tendo inclusive colocado Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Guarda e Castelo Branco sob aviso laranja até às 18h00 de segunda-feira.
Em causa está a persistência de valores muito elevados de temperatura máxima, segundo o IPMA.
Amanhã, domingo, há quatro distritos em que o calor vai mesmo ser abrasador. Em Beja e Santarém os termómetros vão chegar aos 40 graus de máxima e, em Castelo Branco e Évora, atingem mesmo os 41 graus.
Estes são os quatro distritos mais quentes naquele que é o último dia do mês de julho. Mas, há outros cinco que andarão muito perto dos 40 graus, ao terem como previsão os 38 e 39 graus de máximas.
Lisboa, Bragança e Vila Real vão registar 38 graus e Braga e Portalegre deverão chegar aos 39 graus.
Devido ao tempo quente, mais de 100 concelhos, localizados sobretudo no interior Norte e Centro, mas também no Alentejo e no Algarve, apresentam hoje perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Note-se ainda que estes períodos de tempo muito quente serão cada vez mais frequentes no futuro, tal como explicou Ricardo Deus, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em exclusivo ao Notícias ao Minuto.
Leia Também: Risco de incêndio vai descer, exceto no interior Norte e Centro e Algarve