Os últimos dois dos cinco evadidos da prisão de Vale de Judeus, a 7 de setembro de 2024, foram recapturados, esta quinta-feira, em Alicante, Espanha, confirmou a Polícia Judiciária (PJ) ao Notícias ao Minuto, depois de a CNN Portugal ter avançado com a notícia.
De acordo com os inspetores, Rodolfo José Lohrmann, de 59 anos, e Mark Cameron Roscaleer, de 35, estavam juntos e foram detidos pela Polícia Nacional do país vizinho, depois de um "persistente e ininterrupto trabalho de recolha e de troca de informação" entre as forças de segurança.
Adianta ainda a mesma nota que, desde que fugiram, que a PJ "vinha a recolher informações que permitiram localizar os evadidos no sul de Espanha".
Recorda a PJ que o cidadão argentino, Rodolfo José Lohrmann, "tem uma extensa carreira criminal, referenciado pelo envolvimento em criminalidade altamente organizada e especialmente violenta, de âmbito internacional, dos quais se sublinham os crimes de associação criminosa, branqueamento, roubo a banco, detenção de arma proibida, falsificação/contrafação de documentos e furto qualificado". Quando fugiu, cumpria uma pena de prisão de 20 anos, com data da primeira reclusão a 16 de novembro de 2016.
Já o cidadão britânico, Mark Cameron Roscaleer, está referenciado pela prática de criminalidade especialmente violenta, como roubo com arma de fogo e sequestro. O recluso cumpria uma pena de prisão de nove anos, com início de reclusão a 10 de maio de 2019.
Sobre ambos os evadidos recaíam mandados de detenção internacional emitidos pela autoridade judiciária competente, constando de notícia vermelha na Interpol.
Recorde-se que Fábio Loureiro, conhecido como 'Terror do Algarve' foi o primeiro dos cinco fugitivos de Vale de Judeus a ser capturado, em outubro de 2024, um mês depois da fuga. Foi a companheira quem 'levou' as autoridades até Marrocos, onde este estava escondido.
Um mês e meio depois, a 22 de novembro, foi também recapturado o português Fernando Ribeiro, de 61 anos, em Trás-os-Montes, pela Polícia Judiciária.
Leia Também: Cada vez mais reclusos estudam para levarem essa "arma lá para fora"