A secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, negou este sábado qualquer problema na estrutura do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) durante os incêndios de julho, nomeadamente no de Leiria.
Confrontada com as acusações de alegadas falhas do sistema, especificamente no fogo de Leiria, Patrícia Gaspar sublinhou que "foi um problema dos operacionais dos rádios" e não um problema estrutural.
"O caso de Leiria foi pontual, nos restantes não aconteceu", explicou aos jornalistas a secretária de Estado da Administração Interna.
As "falhas técnicas" que aconteceram foram resolvidas rapidamente, frisou, acrescentando que o "SIRESP é um sistema de confiança".
Refira-se que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) esclareceu hoje que a rede de comunicações SIRESP teve "constrangimentos pontuais" durante os incêndios em Leiria este mês, que foram "colmatados" rapidamente.
O esclarecimento seguiu-se à notícia avançada pela Rádio Renascença de que nos incêndios de Leiria, mais centrados no passado dia 12, o Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) voltou a registar falhas, pelo que os bombeiros ter-se-ão visto obrigados a recorrer aos próprios telemóveis para comunicar.
Leia Também: SIRESP teve em Leiria "constrangimentos pontuais" e logo "colmatados"